21.6.03

BOAS NOTÍCIAS DE COIMBRA Até ao dia 14 de Setembro a Capital da Cultura 2003, em parceria com a Associação Projectos Sequenciais e o Museu da Física da Universidade de Coimbra, apresenta a exposição Coimbra na Banda Desenhada. Aqui fica o texto de apresentação e a belíssima ilustração de Schuiten, que serve de base ao cartaz:

A exposição Coimbra na Banda Desenhada, que conta com uma ilustração inédita sobre Coimbra, do famoso desenhador belga François Schuiten, como cartaz, pretende concretizar a ligação da Cidade com a Arte dos Quadradinhos. A mostra divide-se em dois núcleos principais: o primeiro núcleo reúne os mais significativos exemplos da presença de Coimbra em obras de BD nacionais e internacionais e permitirá uma avaliação crítica do modo como a Cidade foi retratada ao longo dos tempos. O segundo núcleo, mais extenso dada a sai importância simbólica, centra-se no livro ‘O Segredo de Coimbra’ de Étienne Scréder, obra que parte do espólio do Museu da Física para constuir uma imagem onírica da cidade. A apresentação da mais importante obra em BD que tem a cidade de Coimbra como cenário e personagem é feita através da exposição de originais das pranchas, colocados em diálogo com os objectos do Museu da Física retratados no livro. Será também apresentada a documentação utilizada na realização do álbum, que permitirá reconstituir todo o trabalho e processo criativo que levaram ao ‘Segredo de Coimbra’.



Lá mais para o meio do Verão, contamos visitar a exposição. Depois daremos notícias. Entretanto, aceitamos relatos, descrições e críticas de quem por lá passar primeiro.

Sem comentários: