29.6.03

A CÂMARA ESCURA O número 16 da LXComics, colecção da responsabilidade da Bedeteca de Lisboa, já está distribuído pelas livrarias e a sua aquisição é altamente recomendável.
Francisco Sousa Lobo conta, de modo sábio e profundamente literário, os segredos que se revelam dentro de uma certa câmara escura e os sonhos e medos que se tecem à volta dela.
A história, fascinante e capaz de despertar todas as especulações, cresce entrelaçada nas imagens que Francisco Sousa Lobo soube trazer até à superfície de tanta escuridão, estabelecendo linhas luminosas por entre as fronteiras de cada sensação revelada pelas personagens que vão desfilando pela câmara escura. E cada personagem é uma história dentro da história, contrinuindo de modo inteligente e sensível para a espantosa revelação final.
Os planos, simultaneamente repentinos e estudados, remetem-nos para o universo cinematográfico logo desde o início, quando uma prancha totalmente negra nos conduz à entrada na câmara. Uma vez lá dentro, resta-nos a hipótese de nos perdermos no labirinto que o autor soube criar com a mestria dos grandes autores de BD, mestria que esperamos ver confirmada em futuros trabalhos.


Francisco Sousa Lobo nasceu em 1973, é arquitecto e participou na ‘Ilustração Portuguesa 2002’. Neste momento, prepara uma BD com cerca de 80 páginas para o seu trabalho de fim de curso na Ar.Co.

Sem comentários: