7.7.03

CINEMA DE ANIMAÇÃO Notícia retirada do site da Bedeteca:
O Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI) apresenta, até 21 de Novembro, uma exposição dedicada ao Cinema de Animação em Portugal.
O CNBDI abre as portas ao cinema de animação depois de diversas exposições de bd. Esta exposição, que homenageia os 80 anos do primeiro filme de animação em Portugal, pretende dar a conhecer a história do cinema de animação português, através de dois núcleos: um primeiro núcleo cronológico onde se retrata a história deste género cinematográfico e um segundo com recurso a materiais volumétricos, tais como exibição de filmes, making of’s, story board’s, personagens e maquetes, entre estas as utilizadas para o filme "A Suspeita" (imagem).
Em destaque, vai estar o primeiro filme de animação realizado em Portugal, em 1923, por Joaquim Guerreiro - “O Pesadelo de António Maria” – entretanto recuperado. Será possível visionar (em contínua exibição) outros filmes.
A exposição, comissariada por Paulo Cambraia mostra, ainda, algumas ilustrações originais dos filmes "O gato e a Lua" e "Os Salteadores".


Sem comentários: