30.7.03

CÔR E PERSONALIDADE São estes dois ingredientes (e muitos mais) que enchem o trabalho magnífico de Danuta Wojciechowska.
Nasceu no Québec, Canadá. Formou-se em Design de Comunicação, pela Escola Superior de Design de Zurique. Fez uma Pós-Graduação em Educação pela Arte, no Emerson College, Sussex, Inglaterra e desde 1984 que vive em Portugal. Fundou, com Inês do Carmo, o atelier Lupa Design, onde trabalha em design, ilustração e cenografia. Dedica-se às áreas da educação, social, ambiente e cultura, mas sobretudo à ilustração infantil.

Recebeu diversas Menções Honrosas no "Prémio Nacional de Ilustração": Em 1999 pelas ilustrações do livro Fala Bicho, de Violeta Figueiredo; no ano de 2000 foi distinguida pelo livro O Limpa-Palavras e outros poemas, de Álvaro Magalhães; em 2001 com livro O Gato e o Escuro de Mia Couto e em 2002 pelas suas ilustrações na obra Mouschi, o Gato de Anne Frank, de José Jorge Letria.

Dos vários livros que ilustrou, além dos mencionados, destacamos ainda À Procura do Ó-Ó Perdido, de Pascal Sanvic; Fiz das Pernas Coração, Contos Tradicionais Portugueses, de J.A. Gomes; Hipopótimos. Uma História de Amor, de Álvaro Magalhães e Em Branco, Teresa Guedes.

Para miúdos e graúdos se deliciarem.

Sem comentários: