16.7.03

MARTIN TOM DIECK Martin Tom Dieck nasceu em Oldemburgo (Alemanha), em 1963 e vive actualmente em Hamburgo, onde trabalha na área da banda desenhada e da ilustração. Algumas das suas pranchas estiveram presentes no último Salão Lisboa, o que permitiu que os seus livros chegassem até cá (na edição francesa e com uma distribuição pouco corajosa…).



O trabalho de Tom Dieck caracteriza-se pela pouca presença de texto escrito, permitindo uma leitura menos rígida e mais baseada nos ambientes e nas situações criadas. A estruturação da linha narrativa das suas histórias assenta, por isso, na relação da história com os espaços e com a imagem, resultando num silêncio capaz de despertar leituras mais íntimas e uma musicalidade constante e difícil de explicar através do mesmo recurso que o autor procura utilizar com enorme parcimónia: as palavras.


Prancha de L'innocent Passager

Neste link pode ler-se uma entrevista com o autor e ficar a saber como é que a Banda Desenhada ganhou importância no trabalho e na vida de Tom Dieck. Aqui se fala da descoberta da BD, dos primeiros trabalhos, da relação entre texto e imagem, das ideias que originaram os livros que Tom Dieck vem fazendo e também da cena editorial alternativa em França.


Pranchas de L'Oud Silencieux

Alguns livros de Tom Dieck podem ser encontrados (ou encomendados) na livraria Dr. Kartoon, em Coimbra.

Sem comentários: