5.9.03

CAPUCHINHO VERMELHO, SÉCULO XXI
Richard Câmara é o autor de uma nova leitura do Capuchinho Vermelho, editada recentemente pela Polvo e já disponível nas livrarias. Com o traço aparentemente simples que caracteriza o trabalho do autor, O Capuchinho Vermelho na versão que as crianças mais gostam!é fiel aos traços fundamentais da história da menina que leva o cesto à avozinha, tropeçando num inesperado lobo pelo caminho.
O autor consegue recriar a velha história, apresentando uma leitura que se destaca pela visão, adaptada aos dias de hoje, de alguns pormenores (por exemplo, a avozinha e o seu batom vermelho choque, ou a presença de um telemóvel numa das cenas mais empolgantes) e principalmente pela capacidade de experimentação narrativa. Richard Câmara aplica à linguagem da banda desenhada algumas técnicas habituais do cinema e da literatura, propondo uma leitura do tradicional ?Capuchinho Vermelho? a partir dos pontos de vista dos seus quatro intervenientes principais, lobo, Capuchinho, avozinha e caçador. Esta pluralidade é garantida pela simultaneidade das quatro visões, cada uma ocupando um quarto da prancha.
O Capuchinho Vermelho na versão que as crianças mais gostam! é, por isso e pela capacidade inovadora do autor, bem como pela coerência que este trabalho assume relativamente ao trabalho passado, um livro a ter necessariamente em conta, sendo o seu experimentalismo bem sucedido a característica responsável pelo facto de poder ser um dos livros revelação do ano no que aos quadradinhos portugueses diz respeito.

Infelizmente, não temos nenhuma imagem disponível.

Sem comentários: