23.9.03

JAZZ E BD
Já tínhamos lido no Público, agora é o DN, por isso não podemos deixar para mais tarde. Já chegaram a Portugal, via importação, os livros da colecção BD Jazz, da editora francesa Nocturne. No DN de ontem, o João Miguel Tavares publicou um artigo sobre o assunto, do qual copiamos um excerto. Mas leiam-no todo aqui ou aqui, que vale muito a pena.

QUANDO O JAZZ ENCONTRA A BD

João Miguel Tavares

O fascínio pelo jazz é um dos estranhos mistérios da banda desenhada. É assim como o papel do apêndice no nosso corpo: ninguém consegue explicar por que razão ele existe, mas não se pode duvidar que esteja lá. No caso da BD, para além de um aspecto puramente biográfico - boa parte dos autores é apreciador, se não fanático, de jazz, há uma vasta bibliografia a comprovar o interesse da Nona Arte pelo género musical, seja através de referências passageiras em livros, seja através de obras completas dedicadas a figuras maiores do jazz.

Consciente desta comunhão de interesses, a editora francesa Nocturne decidiu-se lançar num projecto arrojado: a criação da colecção BD Jazz, onde a um conjunto de compilações de alguns dos maiores nomes do jazz se anexa uma história de banda desenhada de 16 páginas (em francês). Assim, enquanto Billie Holiday nos confessa ao ouvido I Love My Man, os nossos olhos podem entreter-se com o episódio, levemente alcoólico, que Claire Braud criou de propósito para a caixa de Lady Day; ou então podemos desfrutar da bem humorada análise que Michel Conversin produziu a propósito de Erroll Garner, enquanto o seu piano nos fala de Laura.

Para já foi lançado um primeiro conjunto de dez caixas, que a Som Livre está a distribuir entre nós, onde se inclui: Nat King Cole, Louis Armstrong, Sidney Bechet, Billie Holiday, Dizzy Gillespie, Ella Fitzgerald, Erroll Garner, Lester Young, Charlie Parker e Django Reinhardt. Mas para breve já está prevista a edição de mais uma dezena de compilações, onde deverão comparecer Anita O'Day, Stan Getz, Oscar Peterson, Frank Sinatra, Ray Charles, Art Tatum, Duke Ellington, Count Basie, Glenn Miller e Miles Davis. Aliás, é intenção da editora abrir esta colecção a outros géneros musicais, de forma a realizar uma discoteca/bedeteca de várias músicas do século XX.


Para mais informações, podem espreitar o destaque na página da própria editora, aqui.



E por falar em Jazz e BD, parece que o próximo álbum da série "A Pior Banda do Mundo", de José Carlos Fernandes, está quase a chegar às livrarias...

Sem comentários: