11.10.03

OS AUTORES DO FESTIVAL-1
Miguelanxo Prado nasceu na Corunha (Galiza), em 1958. Frequentou o curso de Arquitectura, do qual desistiu quando decidiu dedicar-se à sua paixão pela pintura e pela escrita, que acabou por resultar numa dedicação maior à banda desenhada.
Em 1979 publica, com Xan López Domínguez, o primeiro e último número da revista Xofre. Depois de uma mudança para Barcelona, começa a publicar histórias curtas em diversas revistas e fanzines, acabando por editar, em 1985, o livro Fragmentos da Enciclopédia Délfica que inaugura a sua já longa bibliografia. Para além da banda desenhada, a obra de Miguelanxo Prado conta também com trabalhos de ilustração, pintura e colaborações na área da animação e da televisão.


Pedro e o Lobo

O traço de Prado, cuja evolução é visível num percurso pelos seus livros, revela originalidade, subtileza e capacidade de criação de espaços em planos que se aproximam muito do imaginário de algum cinema de autor.


Quotidiano Delirante II

Mas a obra de Miguelanxo Prado distingue-se por algo mais para além deste traço. As qualidades literárias do autor, perceptíveis em todos os seus álbuns, garantem ao seu trabalho a densidade narrativa que lhe transforma os livros em obras incontornáveis. Traço de Giz, por exemplo, talvez a sua obra mais conhecida, destaca-se pela originalidade gráfica, uma combinação belíssima de cor e melancolia, mas também pelo edifício narrativo, um labirinto de esperanças, medos e solidões que espelha claramente as características centrais do trabalho de Prado.


Traço de Giz

Sem comentários: