1.11.03

NOTAS SOBRE O FESTIVAL DA AMADORA – 4: OS INTERDITOS
Duas exposições têm feito a dor de cabeça dos pais no FIBDA deste ano. É que há miúdos que não aceitam facilmente a plaquinha “Interdito a menores de 18 anos”, insistindo em espreitar para lá das portas misteriosas.
Os interditos deste ano são dois: Alvarez Rabo, o desbocado humorista galego (ou será basco?) que conta, no seu curriculum, com títulos como A las mujeres no les gusta follar, e a dupla madrilenha Mónica e Bea, autoras de Las pequeñas viciosas, que começou por sair na revista El Vibora e acabou num álbum em nome próprio.

A exposição dedicada a Alvarez Rabo conta com algumas pranchas originais do álbum A las mujeres no les gusta follar. Marcado pelo humor de cariz sexual e com várias acusações de “sexismo” e “machismo” a trazerem-lhe alguma notoriedade, o livro de Alvarez Rabo cujos originais estão presentes no FIBDA é, na realidade, uma reflexão desbragada sobre o sexo entre homens e mulheres, reflexão essa que deixa, muitas vezes, o homem em maus lençóis…
Com um traço descuidado e, pelo menos aparentemente, elaborado sem qualquer preocupação de rigor (o próprio autor costuma dizer que desenha “com o rabo”!), o trabalho do autor galego revela uma atenção metódica e mordaz às ‘regras’ e às ideias feitas em torno das relações heterossexuais.




Mónica e Bea participam no FIBDA com várias pranchas numa exposição onde se destaca o trabalho Pequeñas e Viciosas, responsável pelo sucesso da dupla no meio ‘alternativo’ da bd espanhola. A pornografia marca presença no trabalho da dupla de Madrid, deixando, no entanto, algum espaço para a construção de argumentos bastante consistentes embora com a repetição do mesmo eixo narrativo.




Ambas as exposições estão no segundo andar da Escola Intercultural, em salas devidamente identificadas. Para ver até amanhã.

Sem comentários: