10.6.04

cRIcA cLÁSSICA ILUSTRADA



Já circula uma nova edição do projecto que a Chili Com Carne vem desenvolvendo sob a forma de revista/fanzine. Depois de um primeiro número aparentemente apressado e sem uma estrutura muito definida, a CriCa Clássica Ilustrada, parente directa do Mesinha de Cabeceira, chega agora ao segundo número com um equilíbrio visivelmente trabalhado e com um conjunto de trabalhos muito interessante que parte de diferentes técnicas e modos de expressão.
Passemos a alguns destaques. João Chambel abre o número com uma banda desenhada onde a ironia e o humor inteligente marcam presença, para além do traço que já nos habituámos a reconhecer. E esse reconhecimento não é sinal de monotonia; pelo contrário, do ponto de vista gráfico, João Chambel consegue manter a identidade inovando e experimentando recursos e efeitos visuais. Também Pepe del Rey contribui para este número na área da bd, revelando a sua capacidade de explorar modos menos óbvios, e mais interessantes, como mostra o seu trabalho nesta Crica Clássica Ilustrada, de abordar a questão narrativa dentro da bd. Mas no âmbito da bd, e na minha humilde opinião, o trabalho ?Férias em Veneza ? Colecção de Instantes?, de André Ruivo, é a contribuição mais interessante. Entre a polaroid e o registo cinematográfico, André Ruivo apresenta uma galeria de personagens que chega a ser hilariante, mostrando hábitos e manias dos turistas e desconstruindo esteriotipos.
João Fazenda assina um conjunto de ilustrações que se espalham pela revista e onde a intensidade do traço e a carga dramática assumem relevância.
No âmbito do texto, duas contribuições: Rafael Dionísio, com uma paródia muitíssimo séria em torno dos nazis, e Marcos Farrajota com Pedro Moura, assinando uma interessante mistura de texto e imagem que foge à estrutura mais tradicional da bd, e que também não se enquadra na ideia de texto ilustrado.
Tudo bons motivos para encomendar a Crica Clássica Ilustrada directamente a quem a produz ou para passar pela feira de fanzines da Família Alternativa junto à Bedeteca, na Feira do Livro de Lisboa (que acaba hoje à noite).

Sem comentários: