24.10.04

...ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 04 À NOITE
Depois da Amadora, rumámos em direcção à Cordoaria Nacional para vermos atentamente a mostra de ilustradores portugueses presente na edição deste ano da Ilustração Portuguesa. O balanço é mais do que positivo. Entre os setenta e seis autores presentes, dezanove vêem o seu trabalho exposto pela primeira vez e uma boa parte pode dizer que conta com o reconhecimento do público (em alguns casos, do público internacional - veja-se a publicação regular de André Carrilho no Independent on Sunday). Isto quer dizer que a ilustração portuguesa tem crescido, ao nível da presença em publicações e eventos e ao nível da qualidade (o que é notório), mas quer dizer também que eventos como a Ilustração Portuguesa têm tido um papel fundamental na divulgação do trabalho dos ilustradores portugueses junto do público.
Para conhecer o trabalho dos setenta e seis ilustradores presentes na edição deste ano recomenda-se, obviamente, uma visita à Cordoaria Nacional (até ao dia 7 de Novembro). E para guardar a selecção deste ano para a posteridade, recomenda-se o catálogo do evento: Ilustração Portuguesa 2004, com edição da Bedeteca de Lisboa.

À exposição seguiu-se mais uma sessão de cinema de animação, com os comentários de António Galrito, fundamentais para quem percebe pouco do assunto e quer perceber um pouco mais. Para a semana continua o ciclo, às 21h30 de Sábado.

Sem comentários: