24.10.04

FIBDA À TARDE...
Ontem foi dia de voltar à Amadora, já sem o caos da inauguração, para começar a ver as exposições. E apesar da expectativa relativamente às mostras de bd Argentina e Flamenga (que nos merecerão um destaque muito em breve), resolvemos começar pelas pranchas do 15º concurso de BD.



Para além dos premiados (cujos nomes divulgamos mais abaixo), com um trabalho interessante e prometendo alguma evolução nos próximos tempos, uma leitura atenta das pranchas que não chegaram aos três primeiros lugares permitiu destacar outros trabalhos, principalmente ao nível gráfico, já que os argumentos nunca conseguiram convencer totalmente... Entre fãs do Tolkien, adeptos das Mangas e apreciadores do traço dos westerns de Blueberry, alguns trabalhos demonstraram potencial para futuras obras. Veremos o que diz o tempo.
Entre os concorrentes das áreas suburbanas notou-se uma tendência interessante: a mistura de características do estilo Manga com elementos da estética hip-hop. Estaremos perante um movimento? A suposição é exagerada, claro, mas não deixa de ser interessante pensar na coincidência...
Não discordando da opinião do júri, gostava de destacar um trabalho entre os concorrentes não premiados do escalão B. Trata-se da história "O miúdo adormecido", assinada por Edgar Serra Tavares (Folheado). Não pensem que conheço o rapaz de algum lado, ou que o traço me deixou assim tão impressionada... Mas chamou-me a atenção a capacidade de criar planos e a construção narrativa sustentada pela imagem e pela sucessão inteligente das vinhetas. O rapaz tem doze anos e isso deixa-me feliz quanto ao futuro da banda desenhada.
Aqui ficam, então, os nomes dos vencedores e o respectivo pseudónimo:

Escalão A (17-30 anos)
1º lugar: Ana Matilde Sousa (Simone Malle)
2º lugar: Ricardo Manuel Guerreiro (Cortebrique)
3º lugar: Ricardo Pereira Cabral (Joaninha)
Menção Honrosa: Andreia Sofia Rechena (Yonisia)
Referencia do júri: João Miguel Machado (Xaipe) e Pedro Vasco Vieira (Jacek)

Escalão B (12-16 anos)
1º lugar: Bárbara Luísa Fonseca (Bábita)
2º lugar: João Lopes da Silva (Mosquito)
3º lugar: Bruno Albuquerque (D?Albu)

Sem comentários: