3.5.05

NOVAS INCURSÕES PELA FNAC E VÁRIOS LAMENTOS
A Fnac do Chiado desarrumou e voltou a arrumar as secções de livros há umas semanas e eu ainda não me habituei a ver os romances históricos no lugar da poesia.
Mas o problema não é a mudança de lugares, que a essa a gente habitua-se em três tempos. O problema é que a secção de banda desenhada, que já andava tão compostinha, perdeu todo o encanto e desmoronou-se num caos de prateleiras sem ordem e com pouco critério.
As novidades, com uma área muito mais reduzida do que anteriormente, lá se vão equilibrando como podem, havendo alguns motivos de interesse. Mas o resto... o resto é o caos!
A estante lá do fundo, onde esperaríamos encontrar várias subsecções bem organizadas, está mais desarrumada do que a minha secretaria em véspera de entregar artigos! As prateleiras mais visíveis e acessíveis estão forradas com as lombadas dos livros e revistas de 'comics', provocando uma monótona visão de preto. Reparem que o problema não está nos 'comics', mas no modo como estão dispostos, acabando por não se destacar nenhum de entre eles e ficando nós com a ideia de que naquela estante não mora mais nada.
Umas prateleiras abaixo segue a confusão: os ditos 'alternativos' misturam de tudo um pouco e são principalmente estrangeiros (alguns com pouco de 'alternativo', seja lá isso o que for).
Os portugueses estão reduzidos a meia dúzia de livros, numa prateleira já bem perto do chão, e quem os conseguir descobrir, além de merecer um prémio, ficará com a ideia de que em Portugal ninguém se dedica à banda desenhada.
A última prateleira alberga os livros sobre banda desenhada (nem um Scott McLoud para encher a vista...), onde a escolha é pouco e pouco interessante, algumas revistas sem selecção aparente, os livros sobre ilustração (onde cabe o catálogo da Ilustração Portuguesa 2004 e os desenhos tecno-modernos de alguns artistas japoneses cujo nome não decorei) e os 'faça você mesmo' (tipo 'Como desenhar Manga', 'Como desenhar super-heróis', etc). Também aqui não há surpresas... já lá passei algumas dez vezes desde a mudança, à espera de ser surpreendida por uma qualquer descoberta, e nada, só a desarrumação e o vazio. À volta há vários álbuns de tiras cómicas, alguns Corto Malteses e outras escolhas mais mediáticas, tudo espalhado à volta da coluna que finge anunciar umas secção cheia de novidades e boas escolhas, tudo para encher a vista e disfarçar a babel que se segue uns metros a frente. Sobra a vontade de subir o Chiado e rumar à BD Mania (não, não tenho qualquer comissão...).

Sem comentários: