9.9.05

BD JORNAL
É sabido que o aparecimento de uma nova publicação periódica, nomeadamente se o seu tema for apreciado por um público não maioritário, está condenado ao fracasso a partir do número 2 (e é se lá chegar). Neste país de poetas e epopeias lê-se pouco e não se usam as publicações periódicas que, já se sabe, não passarão do número dois.
Vem esta conversa meio trágica a propósito do BD Jornal, uma publicação dirigida pelo J. Machado Dias e editada pela parceria Pedra no Charco/Ulmeiro. A coisa já vai no número 5 e promete continuar nos próximos meses, contrariando com sucesso a ideia do costume.
Devo dizer que o grafismo do jornal me desagrada bastante e que gostaria de ser surpreendida por artigos e recensões sobre 'outros' autores (que não os clássicos de sempre e os mega-sucessos de mercado de agora). A secção de fanzines não me chega enquanto visão de uma bd menos comercial e mais dada ao experimentalismo e a remissão para a actualidade, pressuposta em qualquer jornal, parece-me exagerada na medida em que, muitas vezes, abarca a totalidade da edição. Mas nada disto contraria as felicitações que daqui quero enviar à equipa do BD Jornal! E não só pela capacidade de se manterem à tona, com uma edição a surgir mensalmente num meio onde toda a gente parece aguardar a notícia eminente do desaparecimento de qualquer publicação, mas também porque, apesar de não me encher as medidas, o BD Jornal consegue reunir um conjunto de temas actuais, pertinentes e interessantes, divulgando o que se vai passando no mundo da bd e criando espaço para alguma reflexão.
O último número inclui um dossier dedicado a Hugo Pratt (no décimo aniversário da sua morte), uma entrevista com João Abel Manta e a reportagem sobre o festival de Comics de San Diego. Destaque também para os cem anos de Bécassine e para o texto de Pedro Cleto sobre a questão dos formatos em banda desenhada. Para alem disso, mantêm-se os habituais espaços de recensão e critica, bem como a publicação de inéditos (Estrompa e Miguel Montenegro são os autores em destaque) e as notícias do mundo bedéfilo.
Em Outubro há novo número. Procurem-no nas bancas habituais.

Sem comentários: