30.8.06

BD JORNAL #14

O décimo quarto número do BD Jornal saíu para as bancas na nossa ausência e o press-release já vai um bocado atrasado... Ainda assim, aqui fica:

PRESS RELEASE DO BDjornal #14
Numa altura em que toda a gente está de férias, a ideia acertada seria, se calhar, irmos também de férias e voltar numa altura mais propícia. Mas por outro lado, o facto de estar toda a gente de férias, talvez faça surgir uma apetência maior para ler o conteúdo deste BDjornal e reflectir sobre algumas das questões mais candentes sobre o estado da banda desenhada neste país. E por isso não desistimos desta edição de Agosto/Setembro.
Em primeiro lugar chamo a atenção para duas bandas desenhadas de grande qualidade que começam a ser publicadas nesta edição: Os 'Monótonos Monólogos de um Vagabundo', de Hugo Teixeira, um valor emergente na BD portuguesa (mesmo não tendo ainda publicado nada), embora a precisar de melhorar a qualidade do texto. Digo isto não só por causa desta história, como por todos os trabalhos que podem ser apreciados no site http://htx.deviantart.com/. Por outro lado iniciamos a publicação do primeiro episódio de BRK - Break, com argumento de Filipe Pina e desenhos de Filipe Andrade, que talvez venha a ser uma obra de referência na banda desenhada portuguesa. Trata-se de um dos melhores argumentos que já li na moderna BD portuguesa, capaz de captar as atenções dos leitores e propondo pistas para reflexão sobre a vida dos adolescentes na actualidade.
E se, quanto a bandas desenhadas, temos ainda Álvaro, no destacável para coleccionar com Sexo, Mentiras e Fotocópias, Véte, com uma pequena BD de humor, Caçadores de Palavras, a continuação do segundo volume das aventuras da bruxinha Morgana, de José Abrantes e uma história completa de Pedro Nogueira, Dial, que deambula sobre o conteúdo de um poema, quanto a textos esta edição é sumarenta quanto baste para os leitores mais exigentes.
Com a qualidade geral a ser sedimentada pela equipa de colaboradores indefectíveis do BDjornal desde o #1 - Clara Botelho, com diversas notícias de Actualidade e a matéria sobre o San Diego Comic-Con 2006 mais os prémios Eisner; João Miguel Lameiras, sobre a pujança do mercado de banda desenhada em Espanha, tratada na reportagem sobre o Saló Internacional del Comic de Barcelona, que nos faz corar de inveja; Leonardo De Sá, com o seu Dicionário Universal de Banda Desenhada - Pequeno Léxico Disléxico; Nuno Franco, sobre o lançamento em Portugal da obra completa de Peanuts; Pedro Cleto, sobre A Morte de Buddy Longway ? pretexto para breve reflexão sobre a morte na BD e Contra os Manga - editar, editar (a política editorial francesa para controlar a invasão oriental); e Sara Figueiredo Costa, com Conversas de Mulheres ? notas a partir de Broderies de Marjane Satrapi. Depois apostámos na opção Vieira Moura, com as críticas a Virgin's Trip e All Girllzine, mais uma nota sobre o Buja's Diary, de Seyong O, que ele publicou no seu blogue lerbd.blogspot.com; uma excelente entrevista de Nuno Pereira de Sousa a Serena Valentino (a criadora e argumentista da série Gloom Cookie) e um texto crítico sobre a estreia de Superman Returns, de Fernando Campos, publicada no novo blogue kingpinofcomics.blogspot.com.
E há ainda espaço para Luís Salvado escrever sobre o Festival International du Film d'Animation de Annecy, juntando-lhe uma lista de 100 Filmes para um século de Animação.
E enquanto o BDjornal não tem um site na net, podem saber-se todas as questões sobre o jornal no blogue http://kuentro.weblog.com.pt

SUMÁRIO DO BDjornal #14
ENTREVISTA COM SERENA VALENTINO, Nuno Pereira de Sousa
CONVERSAS DE MULHERES - Notas a partir de Broderies, de Marjane Satrapi, Sara Figueiredo Costa
A MORTE DE BUDDY LONGWAY, Pedro Cleto
OBRA COMPLETA DE PEANUTS, Nuno Franco
CONTRA OS MANGÁ - editar, editar, Pedro Cleto
DICIONÁRIO UNIVERSAL DA BANDA DESENHADA - Pequeno Léxico Disléxico, Leonardo De Sá
Apresentação dos AUTORES DAS BANDAS DESENHADAS publicadas neste número.
OS MONÓTONOS MONÓLOGOS DE UM VAGABUNDO (#1), de Hugo Teixeira
BRK (#1), de Filipe Pina (Arg.) e Filipe Andrade (Des.)
MORGANA 2 - O CASTELO NAS NÚVENS, de José Abrantes
SALÓ INTERNACIONAL DEL COMIC DE BARCELONA, João Miguel Lameiras
DIAL, de Pedro Nogueira
OS CAÇADORES DE PALAVRAS, de Vete
SELOS & QUADRADINHOS, de Pedro Cleto

CRÍTICAS
LANÇAMENTOS INTERNACIONAIS
ACTUALIDADE
O CARTOON NA SOCIEDADE COMTEMPORÂNEA, carta de Osvaldo de Sousa
SAN DIEGO COMIC COM 2006 - PRÉMIOS EISNER, Clara Botelho
FESTIVAL INTERNATIONAL DU FILM D'ANIMATION DE ANNECY, Luís Salvado
SUPERMAN RETURNS, o regresso da desilusão, Fernando Campos

Sem comentários: