4.1.07

BD JORNAL 16

A notícia está vergonhosamente atrasada, graças às avarias do mail do sapo e, muito provavelmente, à greve dos CTT, mas o BD Jornal nº16 já está nas bancas.



Aqui fica o press-release:

Com um editorial onde se anunciam as próximas mudanças na distribuição do jornal, a edição número 16, do BDjornal, é quase toda virada para as análises da 17ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, que decorreu entre 20 de Outubro e 5 de Novembro passados. Isto porque, sendo este o evento de maior vulto para a BD nacional, fazendo o balanço do FIBDA avaliamos o estado das coisas dum modo mais geral.
Começando pela nossa própria análise e continuando depois pela de Nelson Dona, numa entrevista concedida a Nuno Pereira de Sousa, quase à hora de fechar o Festival, seguindo-se José Carlos Fernandes com dois textos: O Tempo dos Retornos Minguantes e A 'Verdade' dos Números, e de José de Freitas, com A Opinião de um editor sobre o 17º FIBDA, propomos uma leitura abrangente do que se pensa que foi o FIBDA deste ano, embora, como não podia deixar de ser, com opiniões diferentes.
Depois, são as entrevistas que Pedro Cleto, com João Paulo Cotrim e Miguel Rocha sobre SALAZAR - Agora, na Hora da sua Morte, e Nuno Franco, com Angel de la Calle e com Mauricio de Sousa, fizeram durante o Festival, complementadas com opiniões sobre os livros dos entrevistados, sendo que o texto sobre MODOTTI, de Angel de la Calle foi analisado por Sara Figueiredo Costa.
Desta vez João Miguel Lameiras não teve hipótese de nos acompanhar nestas páginas, ocupado que esteve a remontar a Livraria Dr. Kartoon em Coimbra, que adquiriu (com outros sócios) a Fanny Denayer. A inauguração decorreu no dia 16 de Dezembro e desejamos-lhes toda a sorte possível.
Todo este jornal tem portanto, mais ou menos a ver com o FIBDA, mesmo naquilo que não pareça, pelo que aconselhamos a atenção dos leitores ao paralelismo que certos textos estabelecem (ver por exemplo os textos de Pedro Vieira de Moura sobre MERCI PATRON, de Rui Lacas e SOLO de Filipe Abranches) e terminamos com a apresentação do cartaz e a pré-programação do Festival de Angoulême, que se realizará em Janeiro de 2007.
O Pequeno léxico disléxico... de Leonardo de Sá prossegue, sem conseguir terminá-la, a exploração da letra C, onde se destaca a história dos Comics. É um contributo importante e regular, como o são as BDs em continuação que aqui apresentamos. Neste número termina o 1º Capítulo de BRK, de Filipe Pina e Filipe Andrade.
E depois de algumas críticas a livros, como as já citadas de Pedro Vieira de Moura e outras de Pedro Cleto, procuramos manter minimamente actualizadas as referências à BD nacional e internacional nas páginas finais do BDj.
Acrescente-se ainda um texto de Osvaldo Macedo de Sousa, sobre o Cartoon no século XXI, resultado de um inquérito feito a vários autores, à escala mundial.
Já agora, esclarecendo um pouco a capa desta edição do BDjornal, diremos que se trata de um preview, complementado na página 29, de um projecto de que daremos conta na próxima edição. Adivinhem quem é o autor e qual é o projecto?

Sem comentários: