5.11.07

FÓRUM FANTÁSTICO E MARVEL

A nova edição do Fórum Fantástico está quase a começar: entre 8 e 10 de Novembro, na Universidade Lusófona (em Lisboa), autores, críticos, editores, estudiosos e interessados na Ficção Científica e no Fantástico apresentarão livros, debaterão temas e participarão numa série de eventos que podem conhecer-se em pormenor aqui.

No que respeita à banda desenhada, a edição deste ano tem um atractivo particularmente interessante para os desenhadores que sonham com a chegada a outros mercados, nomeadamente o norte-americano. Assim, para quem acredita que desenhar para a Marvel é um sonho possível de cumprir, aqui ficam o cartaz e o press-release que recebemos sobre a iniciativa ChesterQuest:



CB Cebulski, convidado, com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian, do Fórum Fantástico 2007, organiza até 31 de Janeiro de 2008 uma caça de talentos para contratar 12 novos desenhadores para a Marvel Comics.
Dirigido a maiores de 18 anos, principalmente a desenhadores de banda desenhada, mas também pensando em ilustradores de capas, o ChesterQuest colabora com o Fórum Fantástico 2007 para dar uma oportunidade aos artistas portugueses de verem o seu trabalho analisado pessoalmente por um editor da prestigiada empresa americana de banda desenhada, e talvez mesmo uma entrevista privada onde poderão ouvir a opinião detalhada sobre os trabalhos apresentados.

Os trabalhos (ou melhor, cópias dos trabalhos e nunca originais) podem ser entregues aos membros da organização durante o evento, em envelope fechado (com identificação do autor e contactos, tanto no envelope como nas costas de cada folha). Os trabalhos serão avaliados e os respectivos autores poderão ser convocados para uma conversa em privado com o CB Cebulski, sendo os mesmos notificados pela organização, directamente ou por aviso claramente visível no local do evento.
Quanto à iniciativa, segundo o próprio Chester:

“Procuramos desenhadores. Se escreverem e pintarem também, tanto melhor. Mas não serão admitidos trabalhos apenas de escrita ou arte-final.
Poderão ser submetidos trabalhos sob qualquer forma, embora a preferência vá para arte sequencial. Procuramos pessoas que consigam contar uma história de forma clara e eficaz de painel para painel, de página para página.
No entanto, também há alguma procura para ilustradores de capas. Assim, ilustradores, concept artists, arte-finalistas e pessoas apenas interessadas em trabalho de capa podem submeter trabalhos, mas por favor deixem essa referência bem clara.
Não existem temas obrigatórios. Cabe a cada indivíduo submeter o que sente serem os seus melhores exemplos de arte sequencial. Uma forma fácil de ler e entender o contar de uma história será também um factor a ter em conta. E não é necessário que seja com personagens da Marvel. Usem o que vos for mais confortável ou aquilo que pensam representar melhor as vossas capacidades como artistas.
Quanto a estilo, vale tudo. Não se sintam limitados aos padrões dos super-heróis. A Marvel não tem um estilo instituído. Estamos abertos a qualquer proposta e estamos mesmo à procura de expandir os nossos horizontes artísticos. O quer quer que desenhem ou como o desenhem, nós queremos vê-lo.
Esta iniciativa é para NOVOS ARTISTAS. Quem já tiver sido publicado pela Marvel Comics não é elegível. Pedimos desculpa por isso.
Esta parte é importante… todas as submissões devem ser feitas em folhas A4. Não há necessidade de capas ou portfolios elaborados, basta um envelope. Seria um gasto adicional e que não pesa minimamente na análise que farei dos trabalhos. O envelope deverá estar fechado e ter claramente a identificação e contactos do desenhador, assim como todas as folhas submetidas.
Enviem apenas CÓPIAS. O material submetido não será devolvido.
Serão também aceites submissões digitais. Mas ao invés de enviarem inúmeros JPEG ou TIFF, aconselhamos que montem um blog ou site com os vossos trabalhos e que nos enviem o link, para o chesterquest_FF@gmail.com
Pensem nisto como se fosse um concurso, não como uma sessão de apresentação de portfolios. Nem todas as pessoas serão chamadas para uma conversa privada. Nem todos os trabalhos recebidos serão comentados. Seria demasiado trabalho para uma pessoa só.
Enfrentem isto como uma entrevista de trabalho. Estão a tentar ser contratados para a Marvel. Eu gosto sempre de dizer aos desenhadores cujo trabalho avalio para se lembrarem da “Regra dos 4 Ps”:

Sejam Profissionais
Sejam Persistentes
Não sejam uma Peste
Não sejam Parvos

Não quero parecer duro, mas apenas ser claro e conciso. Tenho visto oportunidades destas darem para o torto vezes de mais antes.
A ChesterQuest é suposto ser divertida para todos. Estou à procura de 12 artistas com a capacidade de ilustrarem profissionalmente banda desenhada para a Marvel. Todos partilhamos o amor pela banda desenhada, pelas suas personagens e meio.
Obrigado por aderirem a estas indicações. Agora queremos ver os vossos trabalhos!”

(adaptado de http://chesterquest.blogspot.com/2007/08/chersterquest-submissions-guidelines.html)

Sem comentários: