2.12.08

FURACÃO MITRA

De 10 a 20 de Dezembro, no espaço da Interpress (Rua Luz Soriano, 67, no Bairro Alto), o Furacão Mitra assola a cidade. Programação completa aqui.



Ao décimo dia do mês, a obra ficou concluída. Os sacerdotes do templo exultavam e as mulheres piedosas acarinhavam a cabeça dos filhos que mais tarde seriam imolados em honra do tabernáculo, pois o grande globo de ouro estava finalmente terminado. O orbe, de dimensões ciclópicas, como um grande olho que, do cimo da colina, contempla majestosamente os mortais, trará a paz de espírito e o deleite aos olhos dos habitantes da cidadela. Para além do mais, atrairá a presença dos deuses da riqueza, com os seus hálitos benfazejos. Decidiu-se o dia da inauguração, aberta ao povo simples, que nesse dia gozaria da pompa e circunstância dos grandes eventos patrícios.
Mas no dia escolhido, à hora marcada, deu-se o assombroso insólito. Uma horda de indigentes andrajosos, de odor nojento, estropiados da vida e deserdados do consumo, invadiu o adro do grande globo e espojou-se nas suas mediações com a naturalidade do proprietário que retorna à vivenda após as férias. Para horror dos notáveis, os piolhosos envolveram-se então numa série de cerimónias que incluíam cânticos grotescos e danças que nada mais eram do que espasmos grotescos, enquanto acariciavam a superfície dourada da esfera. As gentes educadas da urbe logo ali desfaleceram perante tamanha ignomínia e horror. Pouco depois um grande furacão veio anunciar o fim do mundo. Em trapos.


Ilustração de Filipe Abranches
Texto de José Feitor

2 comentários:

Menina Marota disse...

"...semanalmente, serão divulgados no item “Blogues em Destaque” (à direita da página), aqueles que pelo seu conteúdo ou carisma, chamaram a atenção da autora desta página."

É esta a mensagem que refere os motivos porque estão, semanalmente, 3 blogues em destaque...

Esta semana, a minha escolha recaíu no "Beco das Imagens" porque apreciadora de Banda Desenhada, não poderia deixar de o referir nos meus Destaques semanais.

Podes, se assim o pretenderes, ir buscar o Selo de Destaque ou então, enviar-te-ei por email...

Um abraço e continuação de fim de semana;)

fashion jewelry wholesale disse...

Thank you for sharing great post.It is really helpful. I never read these great articles before. Look forward to reading more.